Resolução SEEDUC - 4951- 04/10/2013 - Fixa diretrizes para implantação das matrizes curriculares para a educação básica nas unidades escolares da rede pública

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SILEP

 

Publicada no D. O. de 08/10/13 Republicada em 14/10/13

 

RESOLUÇÃO SEEDUC Nº 4.951 DE 04 DE OUTUBRO DE 2013

 

FIXA DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DAS MATRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NAS UNIDADES ESCOLARES DA REDE PÚBLICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, no uso de suas atribuições legais, tendo em vista o que consta no processo nº E-03/001/5612/2013,

 

CONSIDERANDO:

 

- a Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que incumbe os governos estaduais da tarefa de definir sua política educacional e estabelecer normas para seu sistema de ensino, em consonância com as diretrizes curriculares nacionais;

 

- que a Lei Estadual nº 4.528, de 28 de março de 2005, ao estabelecer as diretrizes para a organização do Sistema de Ensino do Estado do Rio de Janeiro, define a Secretaria de Estado de Educação como um dos órgãos executivos deste Sistema,

 

- a Resolução CNE nº 02, de 30 de janeiro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio,

 

- a Resolução CEB nº 02, de 19 de abril de 1999, do Conselho Nacional de Educação, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade Normal,

 

- a Resolução CEB nº 03, de 15 de junho de 2010, do Conselho Nacional de Educação, que institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos, nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos, desenvolvida por meio da Educação a Distância,

 

- a Resolução CEB nº 5, de 22 de junho de 2012, do Conselho Nacional de Educação, que define as Diretrizes Curriculares Educacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica,

 

- o Parecer CEB nº 01, de 13 de abril de 1999, do Conselho Nacional de Educação, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores na Modalidade Normal em nível Médio, e

 

- o Parecer CEE/RJ nº 122, de 10 de novembro de 2009, publicado no Diário Oficial de 03 de dezembro de 2009, que aprecia e aprova, nos termos do § 2º da Lei Estadual 3.155, de 29/12/1998, a adequação da Matriz Curricular do Curso de Formação de Professores, em Nível Médio, na Modalidade Normal, para as escolas de Formação de Professores da Rede Pública Estadual de Ensino, com ênfase em Educação Infantil, em Educação para os anos iniciais do Ensino Fundamental, para a Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva e para Educação de Jovens e Adultos,

 

RESOLVE:

 

CAPÍTULO I

 

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 1º - As matrizes curriculares da Educação Básica, estabelecidas nos anexos integrantes desta Resolução, deverão orientar a organização do currículo das unidades escolares da Rede Pública de Educação desta Secretaria de Estado.

 

Parágrafo Único - As matrizes curriculares de que trata o caput serão implantadas nas séries, anos e fases da Educação Básica, a partir do ano letivo de 2014.

 

Art. 2º - A Parte Diversificada é componente obrigatório do currículo escolar, devendo estar organicamente articulada à Base Nacional Comum, tornando o currículo um todo significativo e integrado.

 

Art. 3º - Os componentes de Base Nacional Comum e Parte Diversificada da Matriz Curricular de horário parcial estão distribuídos entre a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada, podendo ser acrescidos de Atividades Complementares nos horários ampliado e integral.

 

Art. 4º - No âmbito de todo o currículo escolar de ensino fundamental e médio, deverão ser inclusos:

 

I - aspectos da história e da cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros, em especial nas áreas de conhecimento de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas, Sociais e suas Tecnologias, nos termos da Lei Federal nº 11.645, de 10 de março de 2008, que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

 

II - a música, como conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular Arte, conforme estabelecido pela Lei Federal n° 11.769, de 18 de agosto de 2008, que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

 

III - os princípios da proteção e defesa civil e a educação ambiental - nos termos da Política Nacional de Educação Ambiental, instituída pela Lei Federal n° 9.795, de 27 de abril de 1999, e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, estabelecidas pela Resolução n° 02, de 15 de junho de 2012 - de forma integrada aos conteúdos obrigatórios, conforme estabelecido pela Lei Federal n° 12.608, de 10 de abril de 2012, que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;

 

IV - a educação alimentar e nutricional, nos termos da Lei Federal n° 11.947, de 16 de junho de 2009, e a educação em direitos humanos, nos termos do Programa Nacional de Direitos Humanos, instituído pelo Decreto n° 7.037, de 21 de dezembro de 2009.

 

V - a educação para o trânsito, educação sexual, o Estatuto da Criança e do Adolescente, a preservação do meio ambiente, a prevenção ao uso indevido de entorpecentes e drogas afins e a defesa dos direitos fundamentais constitucionalmente consagrados, conforme estabelecido pela Lei Estadual n° 4.528, de 28 de março de 2005.

 

Art. 5º - A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno, nos termos da Lei Federal nº 10.793, de 01 de dezembro de 2003, que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:

 

I - que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas;

 

II - maior de trinta anos de idade;

 

III - que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física;

 

IV - amparado pelo Decreto-Lei nº 1.044, de 21 de outubro de 1969;

 

V - que tenha prole.

 

Art. 6º - A organização das atividades escolares nos turnos da manhã e tarde deve contemplar um intervalo de 15 (quinze) minutos.

 

Parágrafo Único - No turno da noite, é autorizada a oferta da merenda antes do início do turno e o intervalo entre as aulas é de oferta facultativa.

 

CAPÍTULO II

 

DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Art. 7º - Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a carga horária diária será de 04 (quatro) horas de efetivo trabalho escolar no horário parcial, de 06 (seis) horas no horário ampliado e de 08 (oito) horas no horário integral.

 

Parágrafo Único - As unidades escolares que oferecem horário ampliado ou integral desenvolverão atividades complementares, conforme carga horária prevista no Anexo I.

 

Art. 8º - Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, as áreas de conhecimento serão trabalhadas sob a forma de atividades integradas, garantindo-se a interdisciplinaridade.

 

Art. 9º - Nos anos finais do Ensino Fundamental diurno, de horário parcial, a carga horária será de 29 (vinte e nove) horas-aula semanais, de 50 (cinquenta) minutos cada, conforme previsto no Anexo II.

 

§ 1º - As unidades escolares que oferecem horário ampliado ou integral desenvolverão atividades complementares, cujo planejamento deverá constar no Projeto Político-Pedagógico da unidade escolar.

 

§ 2º - No horário ampliado, serão oferecidas mais 02 (duas) horas aula diárias de 50 (cinquenta) minutos, sendo 03 (três) dias para o desenvolvimento de oficinas pedagógicas e 02 (dois) dias para realização de estudo e pesquisa.

 

§ 3º - No horário integral, serão oferecidas mais 04 (quatro) horas-aula diárias de 50 (cinquenta) minutos, sendo 02 (duas) horas-aula para estudo e pesquisa e 02 (duas) horas-aula para realização de oficinas pedagógicas.

 

§ 4º - O planejamento das oficinas pedagógicas deverá constar do Projeto Político-Pedagógico da unidade escolar.

 

Art. 10 - Nos anos finais do Ensino Fundamental noturno, a carga horária será de 29 (vinte e nove) horas-aula semanais de 45 (quarenta e cinco) minutos cada, garantindo-se, assim, as 800 (oitocentas) horas exigidas por lei.

 

Art. 11 - O Ensino Religioso, de oferta obrigatória pela escola e de matrícula facultativa para o aluno, nos termos da Lei Estadual nº 3.459, de 14 de setembro de 2000, e suas regulamentações.

 

Art. 12 - Da Parte Diversificada dos anos iniciais do Ensino Fundamental constarão os Projetos Definidos pela Unidade Escolar, que deverão ser trabalhados de forma integrada e estar de acordo com o Projeto Político-Pedagógico.

 

Art. 13 - Da Parte Diversificada dos anos finais do Ensino Fundamental constará:

 

I - uma Língua Estrangeira Moderna, de matrícula obrigatória, de acordo com recursos humanos existentes na instituição;

 

II - produção textual, de matrícula obrigatória, em todos os anos de escolaridade;

 

III - resolução de problemas matemáticos, de matrícula obrigatória, em todos os anos de escolaridade.

 

Parágrafo Único - O planejamento da Parte Diversificada constará do Projeto Político-Pedagógico da escola, priorizando o exercício da autonomia e retratando a identidade da unidade escolar.

 

CAPÍTULO III

 

DO ENSINO MÉDIO

 

Art. 14 - No Ensino Médio diurno, de horário parcial, a carga horária será de 30 (trinta) horas-aula semanais de 50 (cinquenta) minutos cada, conforme previsto no Anexo III, totalizando 1.200 (mil e duzentas) horas-aula anuais, equivalentes a 1.000 (mil) horas, garantindo-se, assim, as 800 (oitocentas) horas exigidas por lei.

 

§ 1º - No horário integral, serão oferecidas mais 04 (quatro) horas-aula diárias de 50 (cinquenta) minutos, sendo 02 (duas) horas-aula para o estudo e pesquisa e 02 (duas) horas-aula para realização de oficinas pedagógicas.

 

§ 2º - O Ensino Médio Intercultural, oferecido em horário integral, dispõe de projeto pedagógico especialmente formulado para desenvolver a proficiência na língua estrangeira, garantindo ações pedagógicas integradas, formais e não formais, que valorizem a interculturalidade e o protagonismo juvenil.

 

§ 3º - O planejamento das oficinas pedagógicas deverá constar do Projeto Político-Pedagógico da unidade escolar.

 

Art. 15 - No Ensino Médio noturno, a carga horária será de 30 (trinta) horas-aula semanais de 45 (quarenta e cinco) minutos cada, totalizando 1.200 (mil e duzentas) horas-aula anuais, equivalentes a 900 (novecentas) horas, garantindo-se, assim, as 800 (oitocentas) horas exigidas por lei.

 

Art. 16 - O Ensino Religioso é de oferta obrigatória pela escola e de matrícula facultativa para o aluno, nos termos da Lei Estadual nº 3.459, de 14 de setembro de 2000, e suas regulamentações.

 

Art. 17 - Da Parte Diversificada do Ensino Médio constará:

 

I - uma Língua Estrangeira Moderna, de acordo com recursos humanos existentes na instituição, de matrícula obrigatória para o aluno;

 

II - uma segunda Língua Estrangeira Moderna, de oferta obrigatória pela escola e de matrícula facultativa para o aluno;

 

III - produção textual, na 3ª série, de matrícula obrigatória para o aluno;

 

IV - resolução de Problemas Matemáticos, na 2ª série, de matrícula obrigatória para o aluno.

 

§ 1º - Nas unidades escolares onde a Língua Espanhola é a língua escolhida pela comunidade escolar, esta será a língua estrangeira obrigatória, sendo a segunda Língua Estrangeira de matrícula facultativa ao aluno.

 

§ 2º - A Língua Espanhola deverá constar entre as opções de Língua Estrangeira Moderna, de matrícula obrigatória ou facultativa.

 

§ 3º - O planejamento da Parte Diversificada constará do Projeto Político- Pedagógico da escola, priorizando o exercício da autonomia e retratando a identidade da unidade escolar.

 

CAPÍTULO IV

 

DO ENSINO MÉDIO INOVADOR

 

Art. 18 - O Ensino Médio Inovador, programa que compõe o Plano de Desenvolvimento da Educação, do governo federal, fomenta propostas curriculares inovadoras, dinâmicas e flexíveis em relação às demandas da sociedade contemporânea, devendo ser desenvolvidas de forma articulada às áreas de conhecimento da Base Nacional Comum e Parte Diversificada, conforme previsto no Anexo IV, em tempo integral, totalizando 1.600 (mil e seiscentas) horas-aula anuais.

 

§ 1º - No Ensino Médio Inovador, as propostas pedagógicas deverão ser desenvolvidas em consonância com a ementa estadual do Ensino Médio Inovador e com o Documento Orientador do Programa Ensino Médio Inovador, publicado em 2013 pelo Ministério da Educação.

 

§ 2º - Somente será permitida a abertura de turma e matrícula de alunos para os cursos de Ensino Médio Inovador cujas matrizes curriculares constam no Anexo IV, devendo as demais matrizes entrarem em processo de terminalidade.

 

CAPÍTULO V

 

DO CURSO NORMAL EM NÍVEL MÉDIO

 

Art. 19 - O Curso Normal em nível Médio tem como objetivo formar professores para a Educação Infantil e para os anos iniciais do Ensino Fundamental, inspirado nos princípios e ideais estabelecidos pela da Lei nº 9.394/96.

 

Art. 20 - A duração do Curso Normal em nível Médio será de 5.200 (cinco mil e duzentas) horas, distribuídas em 03 (três) anos letivos, conforme Anexo V.

 

Art. 21 - A proposta curricular do Curso Normal deverá assegurar a constituição de valores, conhecimentos e competências gerais e específicas necessárias ao exercício da atividade docente.

 

Art. 22 - O currículo do Curso Normal, tendo em vista a articulação entre as áreas de conhecimento, será constituído por:

 

I - base nacional comum, que tem como objetivo assegurar a formação básica, propiciando ao aluno a construção dos conhecimentos e competências previstos para a última etapa da educação básica;

 

II - parte diversificada, composta por Língua Estrangeira, de matrícula obrigatória e optativa; Integração das Mídias e Novas Tecnologias; Libras ou Tempos para ênfase no Projeto Político-Pedagógico, a fim de expressar as prioridades estabelecidas no Projeto Político-Pedagógico da unidade escolar, considerada a possibilidade de aprofundamento em determinada área de conhecimento, componente curricular ou projeto;

 

III - formação Profissional, que tem como escopo a construção de competências e habilidades específicas para a preparação dos futuros professores;

 

IV - práticas, instituídas desde o início do curso, com o objetivo de propiciar o contato com ambientes de aprendizagem, possibilitando ao aluno vivenciar situações do mundo do trabalho e construir conhecimentos a partir da reflexão permanente sobre a prática.

 

§ 1º - As unidades escolares que oferecem o Curso Normal em nível Médio deverão fazer constar em seus Projetos Políticos-Pedagógicos o planejamento de Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa/Laboratórios Pedagógicos, favorecendo o uso das tecnologias aplicadas à educação.

 

§ 2º - A avaliação no componente curricular Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa ocorrerá em conformidade com a regulamentação estadual vigente, devendo ser observado o cumprimento obrigatório da carga horária do estágio supervisionado.

 

§ 3º - Nas unidades escolares que não possuem profissionais habilitados em Língua Brasileira dos Sinais (LIBRAS), de acordo com o Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, haverá a oferta de Tempos para Ênfase no Projeto Político-Pedagógico.

 

Art. 23 - Os Laboratórios Pedagógicos serão espaços de pesquisa, construção e utilização de recursos metodológicos que ajudarão os alunos em suas atividades práticas nos estágios curriculares obrigatórios, permitindo, também, nesses ambientes, vivências de projetos interdisciplinares. Os Laboratórios Pedagógicos serão direcionados a favorecer o processo formativo do futuro professor, no qual a construção de atividades práticas deverá permear o fazer pedagógico, conforme Anexo V.

 

§ 1º - Os Laboratórios Pedagógicos deverão ser ministrados, preferencialmente, por professores das disciplinas pedagógicas. Não havendo disponibilidade, seguem-se os professores da Base Nacional Comum, de acordo com a formação do docente, conforme especificação:

 

I - o Laboratório de Arte Educação deverá ser ministrado, preferencialmente, por um professor graduado em Arte;

 

II - o Laboratório Pedagógico de Vida e Natureza poderá ser ministrado por professores graduados em Biologia, Física, Química ou Matemática;

 

III - o Laboratório Pedagógico de Práticas Psicomotoras poderá ser ministrado por um professor graduado em Educação Física;

 

IV - o Laboratório de Culturas poderá ser ministrado por professores graduados em História ou Sociologia.

 

§ 2º - Aos Laboratórios Pedagógicos é obrigatória a atribuição de nota. Os alunos que, ao longo do bimestre, apresentarem baixo desempenho deverão integrar o processo de recuperação paralela de modo a alcançar o mínimo exigido para aprovação.

 

Art. 24 - Os alunos transferidos ou concluintes do Ensino Médio deverão ingressar na 1ª série do Curso Normal, considerando as especificidades formativas do curso e cumprindo as adaptações curriculares necessárias, de acordo com a disponibilidade de vagas existentes, conforme estabelecido pela Resolução SEEDUC n° 4.770, de 01 de março de 2012, alterada pela Resolução n° 4.788, de 02 de abril de 2012, ou outra regulamentação que venha a substituí-la.

 

CAPÍTULO VI

 

DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 

Art. 25 - Nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos, as áreas de conhecimento serão trabalhadas sob a forma de atividades integradas, garantindo-se a interdisciplinaridade, conforme Anexo VI.

 

Art. 26 - Nos anos iniciais do Ensino Fundamental diurno e noturno desta modalidade, a carga horária será de 03 (três) horas de efetivo trabalho escolar, conforme previsto no Anexo VI.

 

Art. 27 - Nos anos finais do Ensino Fundamental diurno desta modalidade, a carga horária deverá ser de 25 (vinte e cinco) ou 26 (vinte e seis) horas-aula semanais de 50 (cinquenta) minutos, conforme previsto no Anexo VI.

 

Art. 28 - Nos anos finais do Ensino Fundamental noturno desta modalidade, a carga horária deverá ser de 28 (vinte e oito) horas-aula semanais de 45 (quarenta e cinco) minutos, garantindo-se, assim, a duração mínima de 1.600 (mil e seiscentas) horas para esta etapa de ensino.

 

Art. 29 - No Ensino Médio diurno desta modalidade, a carga horária será de 29 (vinte e nove) horas-aula semanais de 50 (cinquenta) minutos.

 

Art. 30 - No Ensino Médio noturno desta modalidade, a carga horária será de 29 (vinte e nove) horas-aula semanais de 45 (quarenta e cinco) minutos, garantindo-se, assim, a duração mínima de 1.200 (mil e duzentas) horas para esta etapa de ensino.

 

Art. 31 - O Projeto Nova EJA Ensino Médio, estrutura-se em 04 (quatro) módulos semestrais, totalizando 02 (dois) anos para a conclusão do Ensino Médio nesta modalidade, conforme previsto no Anexo VI.

 

Art. 32 - No Projeto Nova EJA Ensino Médio, cada tempo será constituído por 50 (cinquenta) minutos, garantindo-se, assim, a duração mínima de 1.200 (mil e duzentas) horas para esta etapa de ensino.

 

CAPÍTULO VII

 

DA EDUCAÇÃO INDÍGENA

 

Art. 33 - Nos anos iniciais da Educação Escolar Indígena, a carga horária diária será de 04 (quatro) horas de efetivo trabalho escolar, conforme previsto no Anexo VII.

 

Art. 34 - Nos anos iniciais da Educação Escolar Indígena, as áreas de conhecimento serão trabalhadas sob a forma de atividades integradas, garantindo-se a interdisciplinaridade.

 

Art. 35 - Da Parte Diversificada dos anos iniciais do Ensino Fundamental constará a Educação Escolar Indígena em suas múltiplas dimensões da cultura Guarani, incluindo o ensino de sua religiosidade.

 

Art. 36 - Aplicam-se a esta modalidade as disposições acerca dos anos iniciais do Ensino Fundamental Regular, respeitando-se as especificidades, o bilinguismo e a interculturalidade.

 

CAPÍTULO VIII

 

DO PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE ESTUDOS/AUTONOMIA

 

Art. 37 - O Programa Autonomia, ação pedagógica integrada desenvolvida no âmbito das unidades escolares da rede estadual de ensino através de currículo, metodologia e cronograma próprios, tem por objetivo a correção de fluxo escolar dos alunos regularmente matriculados nesta rede.

 

Art. 38 - No Ensino Fundamental e Médio, as turmas iniciadas a partir de 2012 obedecerão ao disposto no Anexo VIII.

 

§ 1º - Deverá ser desenvolvido um módulo por semestre, totalizando 04 (quatro) semestres por nível de ensino e carga horária total de 1.600 (mil e seiscentas) horas.

 

§ 2º - Cada tempo será constituído por 60 (sessenta) minutos.

 

CAPÍTULO IX

 

DO PROJOVEM CAMPO - SABERES DA TERRA

 

Art. 39 - O Programa apresenta sua carga horária dividida em “carga horária escola”, que deve ser desenvolvida dentro do espaço escolar, e “carga horária comunidade”, que deve ser aplicada na comunidade na qual o educando se encontra, sempre com acompanhamento dos docentes.

 

Art. 40 - O Programa prevê uma matriz que atende as especificidades da Educação do Campo, sendo ela de 30 (trinta) horas semanais, conforme Anexo IX.

 

Parágrafo Único - A unidade escolar no corpo de seu Projeto Político- Pedagógico poderá promover enriquecimento de sua matriz mediante processo administrativo.

 

Art. 41 - O Programa terá um caráter modular, com duração de um ano, totalizando 02 (dois) anos, com carga horária anual de 1.200 (mil e duzentas) horas e carga horária total de 2.400 (dois mil e quatrocentas) horas.

 

Art. 42 - A carga horária semanal prevista na matriz será composta de tempos por 60 (sessenta) minutos cada.

 

CAPÍTULO X

 

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 43 - Os casos omissos desta Resolução serão resolvidos pela Subsecretaria de Gestão de Ensino, ouvida a Superintendência Pedagógica.

 

Art. 44 - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, em especial, a Resolução SEEDUC nº 4.843, de 06 de dezembro de 2012.

 

Rio de Janeiro, 04 de outubro de 2013.

 

WILSON RISOLIA RODRIGUES

Secretário de Estado de Educação

 

 

ANEXO I

MATRIZ CURRICULAR

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS - HORÁRIO AMPLIADO

40 SEMANAS

 

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CARGA HORÁRIA ANUAL

 

 

TOTAL

1º Ciclo

2º Ciclo

1º Ciclo

2º Ciclo

ANO

ANO

ARTE

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

ATIVIDADES RECREATIVAS

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

CIÊNCIAS

(*)

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(*)

(*)

(*)

(*)

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(*)

ENSINO RELIGIOSO

(*)

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GEOGRAFIA

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HISTÓRIA

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LÍNGUA PORTUGUESA

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(*)

(*)

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(*)

MATEMÁTICA

(*)

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(*)

(*)

(*)

(*)

PROJETOS DEFINIDOS PELA UNIDADE ESCOLAR

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

CARGA HORÁRIA PARCIAL

20h

20h

20h

20h

20h

800h

800h

800h

800h

800h

4000h

 

ESTUDO DIRIGIDO

 

10h

 

10h

 

10h

 

10h

 

10h

 

400h

 

(*)

 

400h

 

400h

 

400h

 

2000h

CARGA HORÁRIA TOTAL

30h

30h

30h

30h

30h

1200h

1200h

1200h

1200h

1200h

6000h

(*) Cf. Art. 8º

(1) Cf. Art. 11º

 

 

MATRIZ CURRICULAR

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS - HORÁRIO INTEGRAL

40 SEMANAS

 

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CARGA HORÁRIA ANUAL

 

 

TOTAL

1º Ciclo

2º Ciclo

1º Ciclo

2º Ciclo

ANO

ANO

ARTE

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

ATIVIDADES RECREATIVAS

(*)

(*)

(*)

(*)

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(*)

(*)

(*)

(*)

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(*)

CIÊNCIAS

(*)

(*)

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ENSINO RELIGIOSO

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GEOGRAFIA

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(*)

HISTÓRIA

(*)

(*)

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(*)

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(*)

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LÍNGUA PORTUGUESA

(*)

(*)

(*)

(*)

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(*)

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(*)

(*)

MATEMÁTICA

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

PROJETOS DEFINIDOS PELA UNIDADE ESCOLAR

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

CARGA HORÁRIA PARCIAL

20h

20h

20h

20h

20h

800h

800h

800h

800h

800h

4000h

ESTUDO DIRIGIDO

10h

10h

10h

10h

10h

400h

400h

400h

400h

400h

2000h

ATIVIDADES RECREATIVAS

4h

4h

4h

4h

4h

160h

160h

160h

160h

160h

800h

OFICINA DE LEITURA

2h

2h

2h

2h

2h

80h

80h

80h

80h

80h

400h

OFICINA DE MULTIMÍDIA

2h

2h

2h

2h

2h

80h

80h

80h

80h

80h

400h

ATIVIDADES CULTURAIS

2h

2h

2h

2h

2h

80h

80h

80h

80h

80h

400h

CARGA HORÁRIA TOTAL

40h

40h

40h

40h

40h

1600h

1600h

1600h

1600h

1600h

8000h

(1) Cf. Art. 11º

 

 

MATRIZ CURRICULAR

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS - HORÁRIO PARCIAL

40 SEMANAS

 

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CARGA HORÁRIA ANUAL

 

 

TOTAL

1º Ciclo

2º Ciclo

1º Ciclo

2º Ciclo

ANO

ANO

ARTE

(*)

(*)

(*)

(*)

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(*)

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(*)

(*)

(*)

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ATIVIDADES RECREATIVAS

(*)

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(*)

(*)

(*)

(*)

CIÊNCIAS

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

ENSINO RELIGIOSO

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

GEOGRAFIA

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

HISTÓRIA

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

LÍNGUA PORTUGUESA

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

MATEMÁTICA

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

PROJETOS DEFINIDOS PELA UNIDADE ESCOLAR

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

CARGA HORÁRIA TOTAL

20h

20h

20h

20h

20h

800h

800h

800h

800h

800h

4000h

(1) Cf. Art. 11º

 

 

 

ANEXO II

 

MATRIZ CURRICULAR

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS - AMPLIADO

40 SEMANAS

 

 

ÁREA DO CONHECIMENTO

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CARGA HORÁRIA ANUAL

 

TOTAL

ANO

ANO

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.

CIÊNCIAS

4

4

4

4

160

160

160

160

640

MATEMÁTICA

4

4

4

4

160

160

160

160

640

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS

2

2

2

2

80

80

80

80

320

CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SUAS TECNOLOGIAS.

GEOGRAFIA

3

3

3

3

120

120

120

120

480

 

HISTÓRIA

 

3

 

3

 

3

 

3

 

120

 

120

 

120

 

120

 

480

 

LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS.

ARTE

2

2

2

2

80

80

80

80

320

EDUCAÇÃO FÍSICA (1)

2

2

2

2

80

80

80

80

320

LÍNGUA PORTUGUESA

4

4

4

4

160

160

160

160

640

LÍNGUA ESTRANGEIRA

2

2

2

2

80

80

80

80

320

PRODUÇÃO TEXTUAL

2

2

2

2

80

80

80

80

320

 

ENSINO RELIGIOSO

 

ENSINO RELIGIOSO (2)

 

1

 

1

 

1

 

1

 

40

 

40

 

40

 

40

 

160

 

 

 

 

 

 

CIÊNCIA, CULTURA E PESQUISA.

ESTUDO E PESQUISA (cultura e artes, mídias educativas e investigação no campo das ciências da natureza e da matemática)

 

 

4

 

 

4

 

 

4

 

 

4

 

 

160

 

 

160

 

 

160

 

 

160

 

 

640

OFICINAS PEDAGÓGICAS (educação ambiental, esportes/jogos, direitos humanos em educação, leitura/letramento, educação musical/vozes e instrumental)

 

 

6

 

 

6

 

 

6

 

 

6

 

 

240

 

 

240

 

 

240

 

 

240

 

 

960

 

CARGA HORÁRIA TOTAL

 

39

 

39

 

39

 

39

 

1560

 

1560

 

1560

 

1560

 

6240

(1) Cf. Art. 5º

(2) Cf. Art. 11

 

 

 

 

MATRIZ CURRICULAR

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS - INTEGRAL

40 SEMANAS

 

 

ÁREA DO CONHECIMENTO

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CARGA HORÁRIA ANUAL

 

TOTAL

ANO

ANO

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.

CIÊNCIAS

4

4

4

4

160

160

160

160

640

MATEMÁTICA

4

4

4

4

160

160

160

160

640

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS

2

2

2

2

80

80

80

80

320

CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SUAS TECNOLOGIAS.

GEOGRAFIA

3

3

3

3

120

120

120

120

480

 

HISTÓRIA

 

3

 

3

 

3

 

3

 

120

 

120

 

120

 

120

 

480

 

LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS.

ARTE

2

2

2

2

80

80

80

80

320

EDUCAÇÃO FÍSICA (1)

2

2

2

2

80

80

80

80

320

LÍNGUA PORTUGUESA

4

4

4

4

160

160

160

160

640

LÍNGUA ESTRANGEIRA

2

2

2

2

80

80

80

80

320

PRODUÇÃO TEXTUAL

2

2

2

2

80

80

80

80

320

 

ENSINO RELIGIOSO

 

ENSINO RELIGIOSO (2)

 

1

 

1

 

1

 

1

 

40

 

40

 

40

 

40

 

160

 

 

 

 

 

 

CIÊNCIA, CULTURA E PESQUISA.

ESTUDO E PESQUISA (cultura e artes, mídias educativas e investigação no campo das ciências da natureza e da matemática)

 

 

10

 

 

10

 

 

10

 

 

10

 

 

400

 

 

400

 

 

400

 

 

400

 

 

1600

OFICINAS PEDAGÓGICAS (educação ambiental, esportes/jogos, direitos humanos em educação, leitura/letramento, educação musical/vozes e instrumental)

 

 

 

10

 

 

 

10

 

 

 

10

 

 

 

10

 

 

 

400

 

 

 

400

 

 

 

400

 

 

 

400

 

 

 

1600

 

CARGA HORÁRIA TOTAL

 

49

 

49

 

49

 

49

 

1960

 

1960

 

1960

 

1960

 

7840

(1) Cf. Art. 5º

(2) Cf. Art. 11

 

 

 

MATRIZ CURRICULAR

ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS - PARCIAL - DIURNO E NOTURNO

40 SEMANAS

 

 

ÁREA DO CONHECIMENTO

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CARGA HORÁRIA ANUAL

 

TOTAL

ANO

ANO

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.

CIÊNCIAS

4

4

4

4

160

160

160

160

640

MATEMÁTICA

4

4

4

4

160

160

160

160

640

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS

2

2

2

2

80

80

80

80

320

CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SUAS TECNOLOGIAS.

GEOGRAFIA

3

3

3

3

120

120

120

120

480

 

HISTÓRIA

 

3

 

3

 

3

 

3

 

120

 

120

 

120

 

120

 

480

 

LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS.

ARTE

2

2

2

2

80

80

80

80

320

EDUCAÇÃO FÍSICA (1)

2

2

2

2

80

80

80

80

320

LÍNGUA PORTUGUESA

4

4

4

4

160

160

160

160

640

LÍNGUA ESTRANGEIRA

2

2

2

2

80

80

80

80

320

PRODUÇÃO TEXTUAL

2

2

2

2

80

80

80

80

320

 

ENSINO RELIGIOSO

 

ENSINO RELIGIOSO (2)

 

1

 

1

 

1

 

1

 

40

 

40

 

40

 

40

 

160

 

CARGA HORÁRIA TOTAL

 

29

 

29

 

29

 

29

 

1160

 

1160

 

1160

 

1160

 

4640

(1) Cf. Art. 5º

(2) Cf. Art. 11

 

 

ANEXO III

 

MATRIZ CURRICULAR

ENSINO MÉDIO INTEGRAL - TERMINALIDADE

40 SEMANAS

 

 

ÁREA DO CONHECIMENTO

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CARGA HORÁRIA ANUAL

 

TOTAL

SÉRIE

SÉRIE

 

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.

BIOLOGIA

2

2

2

80

80

80

240

FÍSICA

2

2

2

80

80

80

240

MATEMÁTICA

6

4

4

240

160

160

560

QUÍMICA

2

2

2

80

80

80

240

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS

0

2

0

0

80

0

80

 

CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SUAS TECNOLOGIAS.

FILOSOFIA

1

1

2

40

40

80

160

GEOGRAFIA

2

2

2

80

80

80

240

HISTÓRIA

2

2

2

80

80

80

240

SOCIOLOGIA

1

1

2

40

40

80

160

 

 

LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS.

ARTE

0

2

0

0

80

0

80

EDUCAÇÃO FÍSICA (1)

2

2

2

80

80

80

240

LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA

6

4

4

240

160

160

560

LÍNGUA ESTRANGEIRA OBRIGATÓRIA (2)

2

2

2

80

80

80

240

LÍNGUA ESTRANGEIRA OPTATIVA (2)

1

1

1

40

40

40

120

PRODUÇÃO TEXTUAL

0

2

0

0

80

0

80

 

ENSINO RELIGIOSO

 

ENSINO RELIGIOSO (4)

 

1

 

1

 

1

 

40

 

40

 

40

 

120

 

TOTAL HORÁRIO PARCIAL

 

30

 

30

 

30

 

1200

 

1200

 

1200

 

3600

 

 

 

CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E TRABALHO.

ESTUDO E PESQUISA

(cultura e artes, mídias educativas e investigação no campo das ciências da natureza e da matemática)

 

10

 

10

 

10

 

400

 

400

 

400

 

1200

OFICINAS PEDAGÓGICAS

(educação ambiental, esportes/jogos, direitos humanos em educação, leitura/letramento, educação musical/vozes e instrumental) (5)

 

 

10

 

 

10

 

 

10

 

 

400

 

 

400

 

 

400

 

 

1200

 

HORÁRIO AMPLIADO

 

20

 

20

 

20

 

800

 

800

 

800

 

2400

 

TOTAL HORÁRIO INTEGRAL

 

50

 

50

 

50

 

2000

 

2000

 

2000

 

6000

(1) Cf. Art. 5º

(2) Cf. Inciso I e § 1º do Art. 17

(3) Cf. Inciso II e § 1º do Art. 17

(4) Cf. Art. 16

(5) Cf. § 2º do Art. 14

 

 

MATRIZ CURRICULAR

ENSINO MÉDIO INTEGRAL

ENSINO MÉDIO INTERCULTURAL BRASIL-ESPANHA

 

ÁREA DO CONHECIMENTO

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CARGA HORÁRIA ANUAL

 

TOTAL

SÉRIE

SÉRIE

 

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.

BIOLOGIA

2

2

2

80

80

80

240

FÍSICA

2

2

2

80

80

80

240

MATEMÁTICA

6

4

4

240

160

160

560

QUÍMICA

2

2

2

80

80

80

240

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS

0

2

0

0

80

0

80

 

CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SUAS TECNOLOGIAS.

FILOSOFIA

1

1

2

40

40

80

160

GEOGRAFIA

2

2

2

80

80

80

240

HISTÓRIA

2

2

2

80

80

80

240

SOCIOLOGIA

1

1

2

40

40

80

160

 

 

LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS.

ARTE

0

2

0

0

80

0

80

EDUCAÇÃO FÍSICA

2

2

2

80

80

80

240

LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA

6

4

4

240

160

160

560

LÍNGUA ESTRANGEIRA OBRIGATÓRIA

2

2

2

80

80

80

240

LÍNGUA ESTRANGEIRA OPTATIVA

1

1

1

40

40

40

120

PRODUÇÃO TEXTUAL

0

2

0

0

80

0

80

 

ENSINO RELIGIOSO

 

ENSINO RELIGIOSO

 

1

 

1

 

1

 

40

 

40

 

40

 

120

 

TOTAL HORÁRIO PARCIAL

 

30

 

30

 

30

 

1200

 

1200

 

1200

 

3600

 

 

 

LINGUAGEM, CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

FILOSOFIA (EM ESPANHOL)

1

1

1

40

40

40

120

GEOGRAFIA E HISTÓRIA HISPÂNICA E HISPANO-AMERICANA

2

2

2

80

80

80

240

LITERATURA HISPÂNICA E HISPANO-AMERICANA

2

2

2

80

80

80

240

NÚCLEO LINGUÍSTICO

6

6

6

240

240

240

720

PROJETO DE VIDA E CULTURA

4

4

4

160

160

160

480

SOCIOLOGIA (EM ESPANHOL)

1

1

1

40

40

40

120

 

HORÁRIO AMPLIADO

 

16

 

16

 

16

 

640

 

640

 

640

 

1920

 

TOTAL HORÁRIO AMPLIADO

 

46

 

46

 

46

 

1840

 

1840

 

1840

 

5520

 

MATRIZ CURRICULAR

ENSINO MÉDIO INTEGRAL

ENSINO MÉDIO INTERCULTURAL BRASIL-FRANÇA

 

ÁREA DO CONHECIMENTO

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CARGA HORÁRIA ANUAL

 

TOTAL

SÉRIE

SÉRIE

 

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.

BIOLOGIA

2

2

2

80

80

80

240

FÍSICA

2

2

2

80

80

80

240

MATEMÁTICA

6

4

4

240

160

160

560

QUÍMICA

2

2

2

80

80

80

240

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS

0

2

0

0

80

0

80

 

CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SUAS TECNOLOGIAS.

FILOSOFIA

1

1

2

40

40

80

160

GEOGRAFIA

2

2

2

80

80

80

240

HISTÓRIA

2

2

2

80

80

80

240

SOCIOLOGIA

1

1

2

40

40

80

160

 

 

LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS.

ARTE

0

2

0

0

80

0

80

EDUCAÇÃO FÍSICA

2

2

2

80

80

80

240

LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA

6

4

4

240

160

160

560

LÍNGUA ESTRANGEIRA OBRIGATÓRIA

2

2

2

80

80

80

240

LÍNGUA ESTRANGEIRA OPTATIVA

1

1

1

40

40

40

120

PRODUÇÃO TEXTUAL

0

2

0

0

80

0

80

ENSINO RELIGIOSO

ENSINO RELIGIOSO

1

1

1

40

40

40

120

 

TOTAL HORÁRIO PARCIAL

 

30

 

30

 

30

 

1200

 

1200

 

1200

 

3600

 

CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E TRABALHO.

ATELIÊ CIENTÍFICO

6

6

6

240

240

240

720

NÚCLEO DE INTEGRAÇÃO LINGUÍSTICO

6

6

6

240

240

240

720

PROJETO DE VIDA E CULTURA

4

4

4

160

160

160

480

 

HORÁRIO AMPLIADO

 

16

 

16

 

16

 

640

 

640

 

640

 

1920

 

TOTAL HORÁRIO AMPLIADO

 

46

 

46

 

46

 

1840

 

1840

 

1840

 

5520

 

MATRIZ CURRICULAR

ENSINO MÉDIO INTEGRAL

ENSINO MÉDIO INTERCULTURAL BRASIL-ESTADOS UNIDOS

 

ÁREA DO CONHECIMENTO

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CARGA HORÁRIA ANUAL

 

TOTAL

SÉRIE

SÉRIE

 

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.

BIOLOGIA

2

2

2

80

80

80

240

FÍSICA

2

2

2

80

80

80

240

MATEMÁTICA

6

4

4

240

160

160

560

QUÍMICA

2

2

2

80

80

80

240

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS

0

2

0

0

80

0

80

 

CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SUAS TECNOLOGIAS.

FILOSOFIA

1

1

2

40

40

80

160

GEOGRAFIA

2

2

2

80

80

80

240

HISTÓRIA

2

2

2

80

80

80

240

SOCIOLOGIA

1

1

2

40

40

80

160

 

 

LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS.

ARTE

0

2

0

0

80

0

80

EDUCAÇÃO FÍSICA

2

2

2

80

80

80

240

LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA

6

4

4

240

160

160

560

LÍNGUA ESTRANGEIRA OBRIGATÓRIA

2

2

2

80

80

80

240

LÍNGUA ESTRANGEIRA OPTATIVA

1

1

1

40

40

40

120

PRODUÇÃO TEXTUAL

0

2

0

0

80

0

80

 

ENSINO RELIGIOSO

 

ENSINO RELIGIOSO

 

1

 

1

 

1

 

40

 

40

 

40

 

120

 

TOTAL HORÁRIO PARCIAL

 

30

 

30

 

30

 

1200

 

1200

 

1200

 

3600

 

LINGUAGEM, CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

GEOGRAFIA (EM INGLÊS)

2

2

2

80

80

80

240

MATEMÁTICA (EM INGLÊS)

2

2

2

80

80

80

240

NÚCLEO LINGUÍSTICO

6

6

6

240

240

240

720

PROJETO DE INTEGRAÇÃO GLOBAL

6

6

6

240

240

240

720

 

HORÁRIO AMPLIADO

 

16

 

16

 

16

 

640

 

640

 

640

 

1920

 

TOTAL HORÁRIO AMPLIADO

 

46

 

46

 

46

 

1840

 

1840

 

1840

 

5520

 

 

 

MATRIZ CURRICULAR

ENSINO MÉDIO - PARCIAL - DIURNO E NOTURNO

40 SEMANAS

 

ÁREA DO CONHECIMENTO

DISCIPLINAS

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CARGA HORÁRIA ANUAL

 

TOTAL

SÉRIE

SÉRIE

 

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.

BIOLOGIA

2

2

2

80

80

80

240

FÍSICA

2

2

2

80

80

80

240

MATEMÁTICA

6

4

4

240

160

160

560

QUÍMICA

2

2

2

80

80

80

240

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS

0

2

0

0

80

0

80

 

CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SUAS TECNOLOGIAS.

FILOSOFIA

1

1

2

40

40

80

160

GEOGRAFIA

2

2

2

80

80

80

240

HISTÓRIA

2

2

2

80

80

80

240

SOCIOLOGIA

1

1

2

40

40

80

160

 

 

LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS.

ARTE

0

2

0

0

80

0

80

EDUCAÇÃO FÍSICA (1)

2

2

2

80

80

80

240

LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA

6

4

4

240

160

160

560

LÍNGUA ESTRANGEIRA OBRIGATÓRIA (2)

2

2

2

80

80

80

240

LÍNGUA ESTRANGEIRA OPTATIVA (3)

1

1

1

40

40

40

120

PRODUÇÃO TEXTUAL

0

2

0

0

80

0

80

ENSINO RELIGIOSO

ENSINO RELIGIOSO (4)

1

1

1

40

40

40

120

 

CARGA HORÁRIA TOTAL

 

30

 

30

 

30

 

1200

 

1200

 

1200

 

3600

(1) Cf. Art. 5º

(2) Cf. Inciso I e § 1º do Art. 17

(3) Cf. Inciso II e § 1º do Art. 17

(4) Cf. Art. 16

 

ANEXO IV

MATRIZ CURRICULAR

ENSINO MÉDIO INOVADOR INTEGRAL

40 SEMANAS

 

ÁREA DO CONHECIMENTO

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CARGA HORÁRIA ANUAL

 

TOTAL

SÉRIE

SÉRIE

 

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.

BIOLOGIA

2

2

2

80

80

80

240

FÍSICA

2

2

2

80

80

80

240

MATEMÁTICA

6

4

4

240

160

160

560

 

QUÍMICA

 

2

 

2

 

2

 

80

 

80

 

80

 

240

 

CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SUAS TECNOLOGIAS.

 

FILOSOFIA

 

2

 

2

 

2

 

80

 

80

 

80

 

240

GEOGRAFIA

2

2

2

80

80

80

240

HISTÓRIA

2

2

2

80

80

80

240

SOCIOLOGIA

2

2

2

80

80

80

240

 

 

LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS.

ARTE

0

2

0

0

80

0

80

EDUCAÇÃO FÍSICA (1)

2

2

2

80

80

80

240

LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA

6

4

4

240

160

160

560

LÍNGUA ESTRANGEIRA OBRIGATÓRIA (2)

2

2

2

80

80

80

240

LÍNGUA ESTRANGEIRA OPTATIVA (3)

1

1

1

40

40

40

120

 

ENSINO RELIGIOSO

 

ENSINO RELIGIOSO (4)

 

1

 

1

 

1

 

40

 

40

 

40

 

120

TOTAL HORÁRIO PARCIAL

32

30

28

1280

1200

1120

3600

 

 

 

CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E TRABALHO.

LETRAMENTO EM LINGUA PORTUGUESA

3

3

4

120

120

160

400

LETRAMENTO EM MATEMÁTICA

3

3

4

120

120

160

400

LABORATÓRIOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PESQUISA

2

2

2

80

80

80

240

PROJETO DE VIDA

4

2

4

160

80

160

400

CULTURA CORPORAL

2

2

0

80

80

0

160

CULTURA E USO DE MÍDIAS

0

2

2

0

80

80

160

 

CULTURA E ARTE

0

2

2

0

80

80

160

HORÁRIO AMPLIADO

14

16

18

560

640

720

1920

 

CARGA HORÁRIA TOTAL

 

46

 

46

 

46

 

1840

 

1840

 

1840

 

5520

(1) Cf. Art. 5º

(2) Cf. Inciso I e § 1º do Art. 17

(3) Cf. Inciso II e § 1º do Art. 17

(4) Cf. Art. 16

 

MATRIZ CURRICULAR

ENSINO MÉDIO INOVADOR 1ª GERAÇÃO

40 SEMANAS

 

ÁREA DO CONHECIMENTO

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CARGA HORÁRIA ANUAL

 

TOTAL

SÉRIE

SÉRIE

 

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.

BIOLOGIA

2

2

2

80

80

80

240

FÍSICA

2

2

2

80

80

80

240

MATEMÁTICA

6

4

4

240

160

160

560

QUÍMICA

2

2

2

80

80

80

240

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS

0

2

0

0

80

0

80

 

CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SUAS TECNOLOGIAS.

FILOSOFIA

2

2

2

80

80

80

240

GEOGRAFIA

2

2

2

80

80

80

240

HISTÓRIA

2

2

2

80

80

80

240

SOCIOLOGIA

2

2

2

80

80

80

240

 

 

LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS.

ARTE

2

2

2

80

80

80

240

EDUCAÇÃO FÍSICA

2

2

2

80

80

80

240

LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA

6

4

4

240

160

160

560

LÍNGUA ESTRANGEIRA OBRIGATÓRIA

2

2

2

80

80

80

240

LÍNGUA ESTRANGEIRA OPTATIVA

1

1

1

40

40

40

120

PRODUÇÃO TEXTUAL

0

0

2

0

0

80

80

 

ENSINO RELIGIOSO

 

ENSINO RELIGIOSO

 

1

 

1

 

1

 

40

 

40

 

40

 

120

 

CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E TRABALHO.

AUTOGESTÃO

2

2

2

80

80

80

240

PROJETO

8

8

8

320

320

320

960

PROJETO DE VIDA

2

4

4

80

80

80

240

 

CARGA HORÁRIA TOTAL

 

46

 

46

 

46

 

1840

 

1840

 

1840

 

5520

 

 

 

ANEXO V

MATRIZ CURRICULAR

CURSO NORMAL EM NÍVEL MÉDIO

REGIME ANUAL

 

ÁREA DO CONHECIMENTO

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CARGA HORÁRIA ANUAL

 

TOTAL

SÉRIE

SÉRIE

 

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.

BIOLOGIA

2

2

0

80

80

0

160

FÍSICA

2

0

2

80

0

80

160

MATEMÁTICA

4

4

4

160

160

160

480

 

QUÍMICA

 

2

 

0

 

0

 

80

 

0

 

0

 

160

 

CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SUAS TECNOLOGIAS.

 

FILOSOFIA

 

2

 

0

 

0

 

80

 

0

 

0

 

80

GEOGRAFIA

2

2

0

80

80

0

160

HISTÓRIA

2

2

0

80

80

0

160

SOCIOLOGIA

2

0

2

80

0

80

160

 

LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS.

ARTE

2

0

2

80

0

80

160

EDUCAÇÃO FÍSICA

2

2

2

80

80

80

240

LÍNGUA PORTUGUESA/LITERATURA

4

4

4

160

160

160

480

LÍNGUA ESTRANGEIRA OBRIGATÓRIA

2

2

2

80

80

80

240

LÍNGUA ESTRANGEIRA OPTATIVA (1)

1

1

1

40

40

40

120

ENSINO RELIGIOSO

ENSINO RELIGIOSO (2)

1

1

1

40

40

40

120

LINGUAGEM DE INCLUSÃO

INTEGRAÇÃO DAS MÍDIAS E NOVAS TECNOLOGIAS

 

2

 

0

 

0

 

80

 

0

 

0

 

80

TEMPOS PARA ÊNFASE NO PPP/LIBRAS

0

0

2

0

0

80

80

TOTAL HORÁRIO PARCIAL

32

24

20

1280

960

800

3040

 

 

 

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO

HISTÓRIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

0

2

2

0

80

80

160

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

0

0

2

0

0

80

80

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

0

2

2

0

80

80

160

POLÍTICA EDUCACIONAL E ORG. DO SISTEMA DE ENSINO.

0

0

2

0

0

80

80

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

0

2

2

0

80

80

160

 

 

 

 

 

CONHECIMENTOS DIDÁTICOS METODOLÓGICOS

CONHECIMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL

2

2

2

80

80

80

240

CONHECIMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS EM ENSINO FUNDAMENTAL

0

2

0

0

80

0

80

CONHECIMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

0

0

2

0

0

80

80

CONHECIMENTOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

0

0

2

0

0

80

80

HORÁRIO AMPLIADO

2

12

16

80

480

640

1200

 

 

 

 

 

PRÁTICAS (3)

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E INICIAÇÃO À PESQUISA

3

6

8

120

240

320

680

BRINQUEDOTECA

1

0

0

40

0

0

40

ARTE EDUCAÇÃO

0

1

0

0

40

0

40

PRÁTICAS PSICOMOTORAS

0

1

0

0

40

0

40

VIDA E NATUREZA

0

0

1

0

0

40

40

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

0

0

1

0

0

40

40

LINGUAGENS E ALFABETIZAÇÕES

0

0

1

0

0

40

40

CULTURAS

0

0

1

0

0

40

40

HORÁRIO AMPLIADO

4

8

12

160

320

480

960

 

TOTAL HORÁRIO AMPLIADO

 

38

 

44

 

48

 

1520

 

1760

 

1920

 

5200

(1) Cf.§ 2º do Art. 17

(2) Cf. Art. 16

(3) A distribuição de carga horária de Práticas Pedagógicas e Iniciação à Pesquisa é a seguinte:

1ª Série 04h/a, sendo 02h/a Fundamentação teórica e 01h/a estágio.

2ª Série 08h/a, sendo 02h/a Fundamentação teórica e 04h/a estágio.

3ª Série 12h/a, sendo 02h/a Fundamentação teórica e 06h/a estágio.

 

ANEXO VI

MATRIZ CURRICULAR

ENSINO FUNDAMENTAL EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

REGIME SEMESTRAL - ANOS INICIAIS

20 SEMANAS

 

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL

 

 

TOTAL

FASE

FASE

I

II

III

IV

V

I

II

III

IV

V

ARTE

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

CIÊNCIAS

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

EDUCAÇÃO FÍSICA (1)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

ENSINO RELIGIOSO (2)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

GEOGRAFIA

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

HISTÓRIA

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

LÍNGUA PORTUGUESA

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

MATEMÁTICA

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

CARGA HORÁRIA TOTAL

15h

15h

15h

15h

15h

300h

300h

300h

300h

300h

1500h

(*) Cf. Art. 25

(1) Cf. Art. 5º

(2) Cf. Art. 11

 

MATRIZ CURRICULAR

ENSINO FUNDAMENTAL EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

REGIME SEMESTRAL - ANOS FINAIS DIURNO E NOTURNO

20 SEMANAS

 

 

ÁREA DO CONHECIMENTO

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CARGA HORÁRIA ANUAL

 

TOTAL

FASE

FASE

VI

VII

VIII

IX

VI

VII

VIII

IX

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.

CIÊNCIAS

3

3

3

3

60

60

60

60

240

MATEMÁTICA

6

6

6

6

120

120

120

120

480

CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SUAS TECNOLOGIAS.

GEOGRAFIA

2

2

2

2

40

40

40

40

160

 

HISTÓRIA

2

2

2

2

40

40

40

40

160

 

LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS.

ARTE

2

2

1

1

40

40

20

20

120

EDUCAÇÃO FÍSICA (1)

2

2

2

2

40

40

40

40

160

LÍNGUA PORTUGUESA

6

6

6

6

120

120

120

120

480

LÍNGUA ESTRANGEIRA (2)

2

2

2

2

40

40

40

40

160

 

ENSINO RELIGIOSO

 

ENSINO RELIGIOSO (3)

1

1

1

1

20

20

20

20

80

 

CARGA HORÁRIA TOTAL

26

26

25

25

520

520

500

500

2040

(1) Cf. Art. 5º

(2) Cf. Inciso I do Art. 13

(3) Cf. Art. 11

 

 

 

MATRIZ CURRICULAR

ENSINO MÉDIO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

REGIME SEMESTRAL

20 SEMANAS

 

 

ÁREA DO CONHECIMENTO

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CARGA HORÁRIA ANUAL

 

TOTAL

FASE

FASE

I

II

III

I

II

III

 

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS.

BIOLOGIA

2

2

2

40

40

40

120

FÍSICA

2

2

2

40

40

40

120

MATEMÁTICA

 

 

 

 

 

 

 

 

QUÍMICA

 

2

 

2

 

2

 

40

 

40

 

40

 

120

 

CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SUAS TECNOLOGIAS.

FILOSOFIA

1

1

1

20

20

20

60

GEOGRAFIA

2

2

2

40

40

40

120

HISTÓRIA

2

2

2

40

40

40

120

SOCIOLOGIA

1

1

1

20

20

20

60

 

 

LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS.

ARTE

 

 

 

 

 

 

 

EDUCAÇÃO FÍSICA (1)

2

2

2

40

40

40

120

LÍNGUA PORTUGUESA

6

6

6

120

120

120

360

LÍNGUA ESTRANGEIRA OBRIGATÓRIA (2)

2

2

2

40

40

40

120

LÍNGUA ESTRANGEIRA OPTATIVA (3)

1

1

1

20

20

20

60

 

ENSINO RELIGIOSO

 

ENSINO RELIGIOSO (4)

 

1

 

1

 

1

 

20

 

20

 

20

 

60

 

TOTAL HORÁRIO PARCIAL

 

29

 

29

 

29

 

580

 

580

 

580

 

1740

(1) Cf. Art. 5º

(2) Cf. Inciso I e § 1º do Art. 17

(3) Cf. Inciso II e § 1º do Art. 17

(4) Cf. Art. 16

 

MATRIZ CURRICULAR

NOVA EJA

ENSINO MÉDIO

 

 

SÉRIE

 

COMPONENTE CURRICULAR

 

CARGA HORÁRIA SEMANAL

 

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL

 

 

 

MÓDULO I

LÍNGUA PORTUGUESA / LITERATURA I

4

80

MATEMÁTICA I

4

80

HISTÓRIA I

4

80

GEOGRAFIA I

4

80

FILOSOFIA I

2

40

SOCIOLOGIA I

2

40

CARGA HORÁRIA TOTAL DO MÓDULO

20

400

 

 

 

MÓDULO II

LÍNGUA PORTUGUESA / LITERATURA II

4

80

MATEMÁTICA II

4

80

FÍSICA I

4

80

QUÍMICA I

4

80

BIOLOGIA I

4

80

CARGA HORÁRIA TOTAL DO MÓDULO

20

400

 

 

 

MÓDULO III

LÍNGUA PORTUGUESA / LITERATURA III

4

80

MATEMÁTICA III

4

80

HISTÓRIA II

3

60

GEOGRAFIA II

3

60

FILOSOFIA II

2

40

SOCIOLOGIA II

2

40

EDUCAÇÃO FÍSICA

2

40

CARGA HORÁRIA TOTAL DO MÓDULO

20

400

 

 

 

MÓDULO IV

LÍNGUA PORTUGUESA / LITERATURA IV

4

80

MATEMÁTICA IV

3

80

FÍSICA II

3

60

QUÍMICA II

3

60

BIOLOGIA II

3

60

ARTE

2

40

LINGUA ESTRANGEIRA OBRIGATÓRIA

2

40

CARGA HORÁRIA TOTAL DO MÓDULO

20

400

CARGA HORÁRIA TOTAL

80

1600

 

 

ANEXO VII

MATRIZ CURRICULAR

ENSINO FUNDAMENTAL EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

REGIME SEMESTRAL - ANOS INICIAIS

20 SEMANAS

 

 

COMPONENTE CURRICULAR

CARGA HORÁRIA SEMANAL

CARGA HORÁRIA ANUAL

 

 

TOTAL

1º CICLO

2º CICLO

1º CICLO

2º CICLO

ANO

ANO

ARTE GUARANI

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

ENSINO RELIGIOSO GUARANI (1)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

ETNO CIÊNCIAS

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

ETNO GEOGRAFIA

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

ETNO HISTÓRIA

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

ETNO MATEMÁTICA

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

JOGOS INDÍGENAS

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

LÍNGUA GUARANI

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

(*)

LÍNGUA PORTUGUESA

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

PROJETOS DEFINIDOS PELA UNIDADE ESCOLAR

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

 

(*)

CARGA HORÁRIA TOTAL

20h

20h

20h

20h

20h

800h

800h

800h

800h

800h

4000h

(*) Cf. Art. 33

(1) Cf. Inciso I do art. 12

 

ANEXO VIII

PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE ESTUDOS AUTONOMIA - ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ CURRICULAR 20 SEMANAS

 

 

MÓDULO I

 

NOME DISCIPLINA

 

CH SEMANAL

 

CH TOTAL

CIÊNCIAS

8

160

LÍNGUA PORTUGUESA

10

200

PERÍODO DE INTEGRAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA

1

20

PERÍODO DE INTEGRAÇÃO - MATEMÁTICA

1

20

 

CARGA HORÁRIA TOTAL NO MÓDULO

 

400

 

 

MÓDULO II

 

NOME DISCIPLINA

 

CH SEMANAL

 

CH TOTAL

EDUCAÇÃO FÍSICA

2

40

GEOGRAFIA

5

100

HISTÓRIA

4

80

PERCURSO LIVRE LÍNGUA PORTUGUESA

3

60

PERCURSO LIVRE MATEMÁTICA

3

60

PROJETO PEDADÓGICO COMPLEMENTAR

3

60

 

CARGA HORÁRIA TOTAL NO MÓDULO

 

400

 

 

 

 

MÓDULO III

 

NOME DISCIPLINA

 

CH SEMANAL

 

CH TOTAL

LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS

4

80

MATEMÁTICA

10

200

PERCURSO LIVRE LÍNGUA PORTUGUESA

2

40

PERCURSO LIVRE MATEMÁTICA

1

20

PROJETO PEDADÓGICO COMPLEMENTAR

3

60

 

CARGA HORÁRIA TOTAL NO MÓDULO

 

400

 

 

MÓDULO IV

 

NOME DISCIPLINA

 

CH SEMANAL

 

CH TOTAL

EDUCAÇÃO FÍSICA

2

40

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

12

240

PERCURSO LIVRE LÍNGUA PORTUGUESA

3

60

PERCURSO LIVRE MATEMÁTICA

3

60

 

CARGA HORÁRIA TOTAL NO MÓDULO

 

400

 

PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE ESTUDOS - AUTONOMIA - ENSINO MÉDIO

MATRIZ CURRICULAR 20 SEMANAS

 

 

MÓDULO I

 

NOME DISCIPLINA

 

CH SEMANAL

 

CH TOTAL

BIOLOGIA

6

120

LÍNGUA PORTUGUESA

10

200

PERCURSO LIVRE MATEMÁTICA

1

20

PERÍODO DE INTEGRAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA

1

20

PERÍODO DE INTEGRAÇÃO - MATEMÁTICA

1

20

PROJETO PEDAGÓGICO COMPLEMENTAR

1

20

 

CARGA HORÁRIA TOTAL NO MÓDULO

 

400

 

 

MÓDULO II

 

NOME DISCIPLINA

 

CH SEMANAL

 

CH TOTAL

FILOSOFIA

2

40

LÍNGUA ESTRANGEIRA - INGLÊS

5

100

MATEMÁTICA

9

180

MÚSICA

2

40

PERCURSO LIVRE LÍNGUA PORTUGUESA

1

20

PROJETO PEDADÓGICO COMPLEMENTAR

1

20

 

CARGA HORÁRIA TOTAL NO MÓDULO

 

400

 

 

MÓDULO III

 

NOME DISCIPLINA

 

CH SEMANAL

 

CH TOTAL

EDUCAÇÃO FÍSICA

2

40

GEOGRAFIA

5

100

PERCURSO LIVRE LÍNGUA PORTUGUESA

1

20

PERCURSO LIVRE MATEMÁTICA

2

40

PROJETO PEDAGÓGICO COMPLEMENTAR

2

40

QUÍMICA

6

120

SOCIOLOGIA

2

40

 

CARGA HORÁRIA TOTAL NO MÓDULO

 

400

 

 

MÓDULO IV

 

NOME DISCIPLINA

 

CH SEMANAL

 

CH TOTAL

ARTES PLÁSTICAS

1

20

FÍSICA

6

120

HISTÓRIA

6

120

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

4

80

PERCURSO LIVRE LÍNGUA PORTUGUESA

1

20

PERCURSO LIVRE MATEMÁTICA

1

20

TEATRO

1

20

 

CARGA HORÁRIA TOTAL NO MÓDULO

 

400

 

 

ANEXO IX

MATRIZ CURRICULAR

PROGRAMA PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

ANOS FINAIS - ENSINO FUNDAMENTAL

40 SEMANAS DE 30 HORAS

 

MÓDULO I

 

 

 

ÁREA DE CONHECIMENTO

 

PEDAGOGIA DA ALTERNANCIA

TEMPO ESCOLA / SEMANAS

CARGA HORÁRIA TOTAL

TEMPO COMUNIDADE / SEMANAS

CARGA HORÁRIA TOTAL

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

4

160

2

80

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SUAS TECNOLOGIAS

4

160

2

80

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

6

240

2

80

LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (1)

9

360

1

40

ENSINO RELIGIOSO (2)

1

40

0

0

TOTAL PARCIAL

24

960

7

280

TOTAL GERAL

1240

 

MÓDULO II

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

4

160

2

80

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS E SUAS TECNOLOGIAS

4

160

2

80

CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS

6

240

2

80

LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (1)

8

320

1

40

ENSINO RELIGIOSO (2)

1

40

0

0

TOTAL PARCIAL

23

920

7

280

TOTAL GERAL

1200

(1) Da área de conhecimento Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, 01 (uma) hora-aula será destinada ao componente curricular Educação Física, com professor devidamente habilitado, totalizando-se 40 (quarenta) horas-aula anuais.

(2) Poderão organizar-se classes com alunos de séries distintas, com níveis equivalentes de adiantamento na matéria, conforme estabelecido pelo inciso IV do art. 24 da Lei n° 9.394/96.

 

*Republicada por incorreções no original publicada no D. O. de 08/10/2013.